a história músicas ficha técnica rupert worktures
lançamento download depoimentos matérias como adquirir

http://www.klausdegeus.com.br
k l a u s @ d e g e u s . c o m . b r

worktures - work on pictures

casasdacidade


"casasdacidade" foi o primeiro workture produzido para o encarte do CD eiranembeira. Foram longos "passeios" pela cidade de Curitiba, nos bairros que ficam mais ao norte e mais a oeste, além da parte velha da cidade, perto do Largo da Ordem. Quando eu avistava uma casa digna de uma foto, marcava o lugar para retornar no sábado à tarde e fotografá-la. Foram dezenas de fotos que, depois de selecionadas, foram processadas por computador para produzir o que eu chamei de colagem digital (muito embora este termo reflita apenas parcialmente a natureza do trabalho, pois não é apenas uma questão de colar imagens digitais). Ao final, chamei a primeira workture produzida de "casasdacidade". Escrevi seu nome embaixo da composição, mas resolvi não utilizar espaços, mas separar as palavras por meio da cor.




a separação


"a separação" veio logo depois de "casasdacidade", com uma motivação muito simples: Depois que eu separei o nome de "casasdacidade" pela cor, veio-me a mente a frase "a separação é pela cor". Por outro lado, pensei, muitas vezes a separação é pela dor, dor de perder, dor de ver partir. Fiquei pensando nesses dois significados e resolvi contrastá-los nas frases "a separação é pela dor; a separação é pela cor", que posteriormente gerou a música "a separação".

Quando encontrei a casa ideal, na Rua Cândido Hartmann, bem longe do centro da cidade, percebi que já tinha produzido a workture na minha mente. Cortei a casa no meio e coloquei os dois pedaços nos extremos opostos do canvas, ou seja, a parte direita da casa na extremidade esquerda do canvas, e a parte esquerda da casa na extremidade direita do canvas. Depois disso, peguei as miniaturas e as separei pela cor, além de deslocá-las por um pouco verticalmente.




eiranembeira


A workture "eiranembeira" recebeu o nome de "sol", que juntamente com a música "sol" foi a motivação para denominar o empreendimento de "Projeto Sol". "eiranembeira" foi feita com fotografias de casas de Morretes, cidade que fica ao pé da Serra do Mar, perto da Baía de Paranaguá, no Paraná. Morretes é uma cidade pitoresca. Muitos curitibanos descem pela Estrada da Graciosa para Morretes para almoçar e fazer compras de artesanato.

A primeira versão dessa workture eu perdi, por algum motivo que não me lembro. Mas ainda bem que eu perdi, porque "eiranembeira" (versão 2) se tornou minha workture predileta, uma espécie de assinatura para mim.




luzesdacidade


"luzesdacidade" surgiu quando resolvi retratar cenas que eu sempre gostei muito, aquelas da noite na parte velha da cidade, no Largo da Ordem. Os paralelepípedos são advindos de uma fotografia só, tirada da pracinha... não sei explicar. Mas quem conhece o Largo da Ordem deve saber onde a fotografia foi tirada. O ambiente retratado é um lugar com terreno ondulado, casas com as lamparinas típicas de cidade velha e, ao fundo, um casarão, no alto da colina.




a classificação


Depois das casas, chegou a vez dos muros, entidades misteriosas, cheios de objetivos antagônicòs entre si. Foram muitas fotografias tiradas na cidade que, posteriormente, formaram a primeira workture feita de muros. O nome provém do fato de que o muro classifica o mundo entre interno e externo, ou de um lado e de outro.




murosdacidade


Em "murosdacidade", resolvi misturar os muros, que na verdade são em menor número nessa workture, com outros elementos, a saber, o poste característico da cidade e a ponte sobre um riozinho. Outro elemento que resolvi explorar foi a cor, uma vez que raramente eu utilizo a cor que predomina nessa workture.




voltar para a página principal

© Klaus de Geus
website patrocinado por MPS Informática.